Escolha uma Página

Projetos de marketing digital têm custos que variam ao infinito. Tudo depende do tamanho, do segmento, do objetivo e da verba de cada empresa. Estamos aqui abordando o assunto a partir da perspectiva dos pequenos negócios.
Vejam como são contraditórias as abordagens sobre marketing digital para pequenas empresas. Vi uma matéria em um blog de marketing digital que começa assim: “E se fosse possível vender mais com estratégias simples de marketing digital? E o melhor: com custo zero “. Uma outra matéria da revista Exame aborda o mesmo assunto desta forma: ” Não se engane, fazer marketing digital de qualidade e de forma correta, não é uma atividade simples, exige muitas horas de pesquisa, estudo, empenho e mão de obra qualificada, é “trabalho de gente grande” que sabe o que está fazendo. “A curiosidade matou o gato”, sendo assim, se você não sabe como a coisa funciona, não se aventure, pode ser uma viagem sem volta, literalmente.”
E aí?
O raciocínio é bem simples: vivemos num sistema capitalista. Profissionais de todas as áreas podem até dar algumas dicas, mas soluções gratuitas para negócios não existem. Pense no seu negócio: você oferece algum serviço ou produto gratuito para o seu público? O que pode nos levar a pensar que no marketing digital seria diferente?
li toda a matéria do blog a que me referi. Desenvolvendo o assunto, esta matéria dá várias dicas que exigem investimentos. Onde estaria o custo zero?
Marketing digital é, sem dúvida alguma, a alternativa mais eficaz e de menor custo e pode, sim, oferecer soluções para pequenos negócios que realmente cabem no bolso. Nenhuma solução eficaz, entretanto, será gratuita. Não se iluda. Se você sabe fazer ou vai aprender fazer, você pode economizar o custo do serviço, mas para aprender, você precisará investir tempo e algum dinheiro em cursos especializados. Depois de aprender a fazer, você vai ter tempo? Pequenos negócios, de uma maneira geral, têm pouca gente trabalhando e estes profissionais precisam de dedicação em tempo integral às atividades específicas do negócio. Contratar uma agência ou um profissional me parece uma alternativa mais interessante para pequenas empresas.
Quando se resolve fazer desta forma, todavia, surge uma outra dificuldade. A maioria das agências não trabalham com projetos e preços para pequenos negócios. Existem muitos discursos, mas a prática mostra uma competição intensa na busca de contas com verbas mais volumosas. Existem bons profissionais que trabalham com projetos e preços compatíveis com a disponibilidade financeira de pequenas empresas. É preciso procurar.

whasapp